segunda-feira, 5 de julho de 2010

Adeus HDMI

Novo padrão de cabo pode chutar HDMI para escanteio

Criado em 2003, o conhecido padrão de cabos HDMI já é adotado por muitos fabricantes de hardware, sejam elas de videogames, tocadores de blu-ray ou celulares. Através desse padrão é possível enviar vídeo e áudio, ambos em alta definição, para qualquer TV ou sistema de home-theater mais novo. Mas um novo cabo anunciado semana passada pode tomar o seu lugar.

Desenvolvido por uma aliança formada pelas empresas Sony, Samsung, LG, e Valens, o padrão é chamado de HDBaseT e através desse tipo de cabo será possível transmitir vídeo, áudio, dados de rede e até energia elétrica. Ele é baseado nos padrões de cabos já usados atualmente para ligar roteadores e computadores, conhecidos como padrões Cat5e e Cat6, que usam conectores RJ-45 como mostrado na imagem acima.

Dentre as demais vantagens do HDBaseT, estão a possibilidade de estender o cabo a até 100 metros, transmissão de até 100W de energia elétrica (o bastante para ligar uma TV), transmissão de vídeos nos mais variados formatos desde 3D estereoscópico a até vídeo sem compressão com resolução de 4k X 2k (4096 X 2160 pixels) e o baixo custo já associado aos padrões Cat5e e Cat6.

Outro benefício seria o suporte a USB integrado na especificação. Fora isso, o componente de rede do padrão ainda suportaria vários aparelhos eletrônicos de consumo e teria uma instalação de cabos mais simples do que a exigida hoje. No tamanho, o HDBaseT também levaria vantagem, visto que conseguiria, segundo seus fabricantes, passar 100 Watts por um cabo de até 100 metros.

A aliança criadora do HDBaseT anunciou que pretende trazer o padrão para o mercado já no final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário